banheiro sem água

ipec.jpg 

O IPEC, Instituto de Permacultura de Ecovilas do Cerrado, está localizado em Pirenópolis, Goiás e há 6 anos é modelo em sustentabilidade no Brasil. Permacultura é uma metodologia de design de comunidades sustentáveis, ou seja, comunidades que suprem suas necessidades de forma ecológica, eficiente e com um custo muito baixo. Como hoje, um dos maiores problemas ambientais é o saneamento, eles desenvolveram o projeto para um banheiro compostável. Ao acionar a descarga de um vaso sanitário convencional, aproximadamente vinte litros de água potável são consumidos, mas através do processo da compostagem nenhum litro de água é utilizado, os dejetos humanos são transformados em adubo, que por sua vez é utilizado nos cultivos para se tornar novamente comida. Em zonas rurais ou em periferias urbanas, esta tecnologia dispensa o uso da descarga e de tubulações de água. Assista ao vídeo e descubra como esse sanitário funciona. Publicado originalmente no Update or die.

Anúncios

4 pensamentos sobre “banheiro sem água

  1. De todos os blogs sobre arquitetura e design, os que eu mais acesso são o Neorama e o The Cool Hunter. Adoro!
    Por que será que o governo ainda não adotou esta tecnologia tão simples nos locais onde ainda não há saneamento? Alguém me explica, por favor?
    Aproveito e peço licença para convidar a todos para um clique no mais novo blog de moda de rua, o Vista, sim!
    http://vistasim.globolog.com.br
    Bjs,
    Nora.

  2. interessante , Portugal tem regiões rurais montanhosas onde o sistema de saneamento básico ainda não chegou . e outras ainda onde as estações de tratamento de água não conseguem ser eficientes . esta parece ser uma boa solução até mesmo porque a seca é um problema por cá e cada vez mais se tem procurado apostar em soluções ecológicas e sustentaveis .

  3. Olá pessoal,tenho um grande interesse pela questão, acho muito errado jogar litros e litros de água potável literalmente para o ralo junto com os dejetos humanos.Existe alguma possibilidade de construir um banheiro seco na cidade?Gostaria de contribuir com minha parte para que as prócimas gerações tenham um planeta saudável.Fico muito agradecido se for atendido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s