espaços habitáveis

O Arquitectura.pt promoveu um concurso cuja proposta foi desenvolver um projeto habitacional utilizando a área máxima de 27m3; os resultados foram divulgados no site na última segunda-feira. Projetos com áreas mínimas são desafiantes e habitam a mente da maioria dos arquitetos, aqui mesmo no Neorama, eu já publiquei alguns projetos ‘minúsculos’.

rubiks1.jpg

O projeto vencedor, de Ruy Santos,  foi inspirado no cubo mágico, aquele quebra-cabeças tridimensional, também conhecido como cubo de Rubiks. A idéia de Ruy foi desenvolver um espaço de acolhimento temporário, subdividindo-o em 27 cubos de 90cm., medida esta que determina o espaço interno. Alguns desses cubos tem as faces externas deslizantes, que garantem a iluminação e ventilação e podem ser  executados em diversos materiais, tais como vidro, plástico, cortiça, ferro, etc.

apropria2.jpgapropria1.jpgapropria2.jpg

Mas o projeto que mais me surpreendeu foi o de Vitor Cataluna Ribeiro, definido como uma apropriação do objeto híbrido, uma baita crítica ao nosso modo de vida frente as cidade e suas funções específicas. Ele diz que a “cidade precisa ser flexível, híbrida, multifuncional, não no sentido tradicional mas num novo sentido específico, em que podemos ter um objecto que possa servir para múltiplas actividades, a várias horas do dia tendo um público alvo bastante disperso e variado, serão talvez estes os princípios elementares da cidade global, variedade, identidade, funcionalidade e igualdade”. O rapaz criou um poste de iluminação pública que também funciona como abrigo temporário para até 2 pessoas. Sem dúvida, uma bela relexão.

Anúncios

Um pensamento sobre “espaços habitáveis

  1. Oi, Vanessa! Obrigada pelo link e pela visita. Seja sempre bem-vinda. Adorei teu blog (e o template também!) :) Abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s