praça

civita2

praça Vitor Civita é projeto do escritório Levisky Arquitetos Associados e também resultado de uma parceria público-privada entre o Instituto Abril e a prefeitura de São Paulo. Foi inaugurado no dia 3 de novembro e o objetivo principal era elaborar um modelo de atuação conjunta para a reabilitação de áreas urbanas degradadas, com terrenos ambientalmente comprometidos.

A praça tem 13.460 m2, cujas características principais eram o grande maciço de árvores, a utilização da área como incinerador de medicamentos e o uso do espaço de uma cooperativa de coleta seletiva de lixo.

Para evitar o contato com o solo contaminado, as arquitetas projetaram um grande deque de estrutura metálica e madeira certificada, evitando assim o contato com o solo e grandes movimentações de terra, gerando menos entulho. A praça é aberta diariamente, com atividades gratuitas de lazer, educação e cultura, ligadas a sustentabilidade e abertas à comunidade, incluindo cursos, palestras e visitas escolares; arena de espetáculos para 250 pessoas; equipamentos de ginástica ao ar livre; pista de caminhada e um centro de convivência para a terceira idade, o CIIPE • Centro de Integração, Informação e Preparação para o Envelhecimento.

civita11

O paisagismo é de Benedito Abbud, cujas diretrizes projetuais foram o cuidado com o solo contaminado e o aproveitamento da natureza em seu caráter educativo, através da produção de energia e alimentos. No primeiro caso, o problema da contaminação do solo foi aproveitado com o uso de solo criado a partir da utilização de uma manta (tec garden) que separa duas porções irrigadas por capilaridades. Já no segundo caso, o audacioso uso de plantas transgênicas, como soja, cana e algodão, além de canteiros fitoterápicos e hortas comunitárias servem como espaços educativos e fornecem produtos para ONGs.

O projeto de iluminação, realizado pelo escritório Franco + Fortes Lighting Design, evidencia o desenho e os limites dos deques através do uso LEDs de alta eficiência embutidos nos corrimãos, além de ser uma solução altamente econômica e em conformidade com o espírito geral do empreendimento.

civita21

Via Arcoweb, Arq!bacana e Planeta Sustentável

3 pensamentos sobre “praça

  1. Pingback: Descontaminação sustentável dos terrenos – Praça Victor Civita « Teoria & Critica – 13ª Turma Arq. UFU

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s