receitas urbanas

r1

r2

r3

r4

Recetas Urbanas é um escritório de arquitetura sevilhano que não vende projetos. Eles desenvolvem projetos e os cedem para qualquer pessoa que queira usá-los, disponibilizando as “receitas” para a arquitetura autoconstrutiva na internet. Os projetos são de uso público, mas os arquitetos recomendam o estudo exaustivo das situações urbanas onde serão implantados, já que o cidadão deverá arcar com qualquer dano físico ou intelectual produzido pelas receitas, que contém orientações jurídicas, estudos de cargas e instalações, especificação de materiais e acompanhamento da montagem e, é claro, o projeto. O resposável pelo escritório, o arquiteto Santiago Cirugeda, entende arquitetura como uma disciplina que deve prezar a melhoria das condições sociais nas cidades, sendo assim acredita que os cidadãos tenham o direito de decidir sobre seu entorno imediato.

As fotos deste post são de uma ação conjunta entre o escritório e a prefeitura de Sevilha para a utilização de terrenos baldios da cidade como áreas de lazer. O muro que dividia a calçada do terreno foi demolido e equipamentos muito simples instalados no local. Assim como esses parques infantis, o escritório já desenvolveu projetos para a construção de residências nas lajes de edifícios, protótipos para habitações de área reduzida, dormitórios em universidades, equipamentos cívicos, entre outros. Realmente é uma bela iniciativa, clap, clap!

eu vi no cota zero

4 pensamentos sobre “receitas urbanas

  1. Muito interessante mesmo. Agora, o que eu achei de legal mesmo, foram os brinquedos. Todos eles foram desenvolvidos a partir de aproveitamentos de cancelas e barreiras antes utilizadas como elementos de segurança e controle de tráfego.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s